quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Bolsonaro é fascista ou autoritário?

 

É comum a esquerda e os progressistas acusarem o Presidente Jair Bolsonaro de fascista ou de autoritário. Os seus discursos dão motivos para isso. Seus discursos não politicamente correto dizendo aos seus fiéis que irá acabar com a petralhada, que ele não é coveiro, defendendo a tortura, o regime militar e entre outros discursos, dão uma certa razão a acusação dos progressistas e dos comunistas. 

Porém, devemos observar que o combate aos comunistas feita pelo Bolsonaro NUNCA SAIU DO DISCURSO. Durante o seu governo não teve nenhum preso político ou exilado (existiu autoexílio (completamente desnecessário)).

Se o Bolsonaro fosse autoritário, por exemplo, o youtuber que o chamou de tchutchuca do centrão iria ser preso. Se ele fosse fascista, os seus camisas verde amarela iriam linchar o menino em público. Como o Bolsonaro não é uma coisa nem outra, nada aconteceu nesse episódio. 

https://www.youtube.com/watch?v=rVvMiMCIoMI

Aliás, se o Bolsonaro fosse apenas conservador poderia apenas mandar prender o menino por desacato a autoridade pública. Um juiz do STF poderia muito bem ter feito isso e não receberia acusações de fascismo ou de autoritarismo por parte da mídia. 

Se o Bolsonaro fosse fascista ele teria um grupo paramilitar. Todos os movimentos fascistas do período entre guerras foram marcados por grupos paramilitares. O Duce teve seus camisas negras e o Führer teve seus camisas pardas. O Mito não tem seus camisas verde amarelas. 

O Presidente tem elementos semelhantes ao fascismo, como o populismo, ser um fenômeno de massas, a alcunha do líder, o conservadorismo, a defesa da propriedade privada, o combate ao comunismo. Entretanto, isso não é o suficiente para ser fascista. 

O que falta para o Bolsonaro para ser fascista, é a DOUTRINA FASCISTA. Falta para o Bolsonaro uma DOUTRINA ANTILIBERAL. Falta para o Bolsonaro uma plano econômico visando a AUTARQUIA. Falta para o Bolsonaro uma política visando a expansão demográfica, uma política PRÓ NATALIDADE. Falta para o Bolsonaro exigir do legislativo e do judiciário os seus PLENOS PODERES para poder governar o país.

A acusação que o Jair Bolsonaro é fascista nada mais é do que fruto da propaganda liberal e comunista. Onde todos os movimentos políticos que não se alinham a esquerda e a direita (conforme o entendimento dos democratas liberais) são acusados de extrema direta, de fascistas e de autoritários. 

Por essa razão vemos os absurdos da mídia sendo propagados. Absurdos como o Trump, Putin, Bolsonaro e entre outros sendo classificados como extrema-direita e outras acusações.

Se fomos posicionar o Bolsonaro politicamente, o posicionaríamos como um americanista. Não como um conservador, ou fascista, ou militarista, mas como um americanista. Um representante do partido republicano no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário